O que é sublimação?

Processos

A sublimação é uma técnica de impressão usada para decorar peças em cerâmica, porcelana, vidro, tecidos, entre outros materiais. Através de alta temperatura e pressão, as estampas são transferidas do papel para a superfície de canecas, pratos, azulejos e outros objetos. As possibilidades são infinitas no mundo da sublimação. Com os produtos e equipamentos adequados, sobra muito espaço para a criatividade dos aplicadores brilhar!

Maquinário

A estampa é feita através de máquinas conhecidas como prensas. A imagem desejada é impressa em um papel especial, com tintas também adequadas. Esse papel e a peça a ser estampada são posicionados na prensa, já configurada com pressão e temperatura corretas. Como a tinta da estampa é bastante fina, ela passa do estado sólido para o gasoso, ou seja, ela sublima, e vai para a superfície da peça de porcelana ou outro material.

Tipos de Produtos

A superfície do produto que vai receber a estampa por sublimação deve estar coberta por uma resina especial. É essa resina que faz com que a estampa cole na caneca de cerâmica, por exemplo, mantendo as cores vivas, com brilho e nitidez. Por isso, é importante utilizar bons produtos como base para a sublimação. As estampas impressas em peças de qualidade, seguindo as técnicas adequadas, apresenta maior qualidade e tem maior duração.

Fornecedores

É importante contar com fornecedores de confiança para garantir a qualidade final do seu projeto: bons fornecedores de produtos para a base, prensas eficientes, tintas e resinas atóxicas. A Sublime é uma marca do grupo Oxford e fabrica peças como canecas, copos e pratos para sublimação. Parceiros oficiais fazem a aplicação de resina e os produtos são revendidos em todo o Brasil através de distribuidores.